subtly disconcerting, 2024
som em loop, 12"
exposição coletiva "Màquines, ruletes, trucs i trampes" em Centre d'Art Maristany, Sant Cugat, Barcelona
curada por Julia Coelho e Renan Araujo
Em “subtly disconcerting” Juliana Frontin explora a dimensão fantasmagórica do som a partir de uma especulação sobre a história sonora do Casino de l'Arrabassada. Dados lançados à mesa, bolas girando na roleta, fichas trocando de mãos, talheres tintilando em pratos de porcelana e uma orquestra de tziganes dirigida pelo maestro Frank Bertrand sonando por el salón-comedor del Gran Hotel Restaurante. Não há registros, mas mesmo que pela ausência, ainda podemos escutar cada um desses ruídos. Reproduzida em loop como um circuito fechado, a peça de Frontin recria uma atmosfera soturna do interior do cassino, funcionando como uma trilha sonora para a exposição.
O som como um fantasma: uma presença cuja localização no espaço é ambígua e cuja existência no tempo é transitória. O Casino de l'Arrabassada como uma projeção: um lugar de perdas marcado por rumores de assassinatos e suicídios.
Em espaços de ócio adulto, cujas arquiteturas e dinâmicas sociais estão orientadas para o prazer, os limites entre o permitido e o proibido são difusos, em constante negociação pela comunidade. A adrenalina liberada em situações de excitação é estimulada em “subtly disconcerting” através do suspense e o clima perturbador nos leva a pensar que algo vai mal quando a diversão e o alto risco estão associados a valores classistas e excludentes.
- Julia Coelho e Renan Araujo